Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2010




"A beleza da poesia, da música, da natureza, as delícias da boa comida e da bebida perdem o gosto e ficam meio tristes quando não temos um amigo com quem compartilhá-las. Acho mesmo que tudo o que fazemos na vida pode se presumir nisto: a busca de um amigo, uma luta contra a solidão..."

"Diante do amigo sabemos que não estamos sós. E alegria maior não pode existir."
(A Amizade)

******

"Temos agora a chave para compreender as razões do amor: o amor nasce, vive e morre pelo poder - delicado - da imagem poética que o amante pensou ver no rosto da amada..."
(As Razões do Amor)

*****

"É assim que eu penso o amor. Amamos as pessoas não pela beleza que existe nelas, mas pela beleza que nelas aparece refletida. O que é uma bela pessoa? É aquela em que nos vemos belos.
(A Madrasta e o Espelho)

*****

"Porque uma pessoa é bela, não pela beleza dela, mas pela beleza nossa que se reflete nela..."

"O segredo do amor é androgenia: somos todos, homens e mulheres, masculinos e femininos ao mesmo tempo. É preciso ouvir. Acolher. Deixar que o outro entre dentro da gente. Ouvir em silêncio. Sem expulsá-lo por meio de argumentos e contra-razões."
(As Mil e Uma Noites)

*****

"Ciúme é a consciência dolorosa de que o objeto amado não é posse: ele pode voar a qualquer momento. Por isto o amor é doloroso, está cheio de incertezas."
("... Até que a Morte...")

*****

"A dor de quem fica é sempre muito maior. Parece-se com a dor após o sepultamento, quando se volta para a casa, e o espaço se enche com a presença de uma ausência."
(Entre Dois Amores)

*****

"Saber sofrer é uma lição difícil de aprender. Se o terrível nos golpeia e não sofremos, algo está errado. Pois como não chorar, se o destino nos faz sangrar? Se não choramos é porque o coração está doente, perdeu a capacidade de sentir. Mas sofrer fora de hora é doença também, permitir-se ser cortado por golpes que ainda não aconteceram e que só existem como fantasmas da imaginação."
(Lições de Bichos e Coisas)

*****

"Aquilo que está escrito no coração não necessita de agendas porque a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno. Se preciso de agenda é porque não está no coração. Não é o meu desejo. É o desejo de um outro."
(Fazer Nada)

*****

"Posso imaginar um mundo sem as maravilhas da técnica, sem que eu sinta, por isto, nenhuma tristeza especial. Mas não posso pensar um mundo sem a chuva que cai, sem regatos cristalinos, sem o mar misterioso... Não posso imaginar um mundo sem o calor do sol que agrada a pele e colore o poente, sem o fogo que ilumina e aquece... Não posso imaginar um mundo sem o vento onde navegam as nuvens, os pássaros e o cheiro das magnólias... Não posso imaginar um mundo sem a terra prenhe de vida onde as plantas mergulham suas raízes... São estes os amantes com que a vida faz amor e engravida, de onde brota toda a exuberância e mistério deste mundo, nosso lar. Não preciso de deuses mais belos que estes."
(As Coisas Essenciais)

*****

"Mora em nós um outro que não se esquece da nossa verdade..."

"Mas existe uma felicidade que só mora na beleza. E esta a gente só encontra na melodia que soa, esquecida e reprimida, no fundo da alma."
(Sobre Príncipes e Sapos)

*****

"Só podem viver bem aqueles que aprendem a sabedoria que a morte ensina."
(O Outono)

*****

"Ir ficando velho é desistir de pegar as estrelas, muito altas, longe no futuro. Agora é o tempo da felicidade. Cada novo dia é um milagre de graça, uma taça de prazer que deve ser bebida até o fim, sem deixar para amanhã."
(A Revelação)

*****

"... Passara tantos anos na gaiola que desaprendera a voar. Não sabia o que fazer com o infinito."

"... é preciso não se esquecer da arte de sonhar. Quem é rico em sonhos não envelhece nunca. Pode mesmo ser que morra de repente. Mas morrerá em pleno vôo."
(Aposentado)

*****

"Tudo é uma despedida pronta a cumprir-se. E o amor, a coisa mais alegre, se revela como a coisa mais triste. Diante da morte, o amor ganha cores trágicas."

"Diante da morte todos somos solitários."
(O Médico)

*****

"A fala poética é a linguagem dos sonhos."

"E a gente fica esperando que ela haverá de chegar depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da morte do marido, da morte da mulher, da aposentadoria... E ela não chega porque a alegria não mora no futuro mas só no agora. Ela está lá, modesta e fiel, no espaço da casa, no espaço da rua. Se não a encontramos, não é culpa dela. É culpa nossa. Nossos pensamentos andam muito longe dos lugares onde ela mora e, por isso, nossos olhos não a podem ver."
(A Alegria)

*****

"Não há nenhuma vitória profissional ou amorosa que garanta que a vida finalmente se arranjou e nenhuma derrota que seja uma condenação final. As vitórias se desfazem como castelos de areia atingidos pelas ondas, e as derrotas se transformam em momentos que prenunciam um começo novo. Enquanto a morte não nos tocar, pois só ela é definitiva, a sabedoria nos diz que vivemos sempre à mercê do imprevisível dos acidentes."
("Se é bom ou se é mau...")


RUBEM ALVES
O RETORNO E TERNO
Ed. Papirus, 24ª edição, 1992

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores