Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010


Filho da classe média branca, falante de um refinado português, João Silva é um fotógrafo moçambicano educado em Portugal. Ficou famoso por integrar um quarteto de fotojornalistas nos anos 90: o Clube do Bangue-Bangue. Silva, Greg Marinovich, Ken Oosterbrock e Kevin Carter pintaram e bordaram para registrar conflitos africanos. Oosterbrock e Carter ganharam o Pulitzer. Silva e Marinovich relataram suas mortes.
Em O Clube do Bangue-Bangue (Companhia das Letras, 2003), a dupla mostra um fotojornalismo aguerrido e nem sempre escrupuloso. Agora, o Oscar ressuscitou a história com uma indignação na categoria curta para The Death of Kevin Carter: Casualty of the Bang Bang Club, de Dan Krauss. É um documentário de 27 minutos inspirado no relato de Silva e em imagens da época.
Carter cobria o genocídio de tribos cristãs pelo governo muçulmano do Surdão, em1993, quando viu o vulto de um urubu perto de uma criança que agonizava no povoado de Ayod. A foto lhe deu o cobiçado prêmio Pulitzer de fotojornalismo e o ônus da pergunta que o engasgou: o que fizera pela criança?
No relato de João Silva, que também cobrira Ayod, Carter surge imerso na dificuldade de explicar. Ele esperou 20 minutos até o animal estar perto da criança para o close. Carter se matou, aos 33 anos, dois meses depois após o prêmio.

(Revista Língua Portuguesa - Ano I - número 5 - 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores